Nesta terça-feira (1º), tem início a exposição “Memórias do Império”, na Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, interior de São Paulo.
A exposição reúne cerca de 110 peças dos séculos 18, 19 e 20 – parte da coleção particular do laboratório farmacêutico EMS, patrocinador da mostra – entre objetos ligados ao cotidiano da monarquia no Brasil e no mundo, pinturas a óleo, esculturas, gravuras, objetos de decoração, mobília e armaria.
Idealizada pela EMS, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e do Museu da Cidade, a mostra faz parte da comemoração de 249 anos do município e deve ficar aberta ao público até 23 de agosto
A mostra exibe “um conjunto notável de objetos encomendados ou recebidos pelos monarcas para seu próprio uso, utilizados em palácios nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis”, diz o curador da exposição, Paulo César Garcez Marins, historiador, doutor em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), livre-docente e chefe técnico de acervo e curadoria do Museu do Ipiranga.
Para o vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez, a mostra é uma oportunidade para a população de fora da capital paulista mergulhar na vida cotidiana e nas imagens do regime imperial do século 19.
- O público poderá visitar a exposição “Memórias do Império” de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h.
- A entrada é gratuita.
- A mostra seguirá na Casa de Vidro até 23 de setembro