Segundo os expositores, o 1º Seminário Nacional de Legisladoras é um excelente espaço para mostrar os mais diversos trabalhos, produtos e serviços relacionados à mulher
Durante o 1º Seminário Nacional de Legisladoras, nesta terça-feira (5), em São Luís, diversos estandes de órgãos públicos e instituições apresentaram trabalhos realizados para reforçar a importância da presença da mulher nos espaços de poder. Entre os expositores estão a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), a Secretaria de Turismo (Setur), a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o Sebrae e o Ceprama.
Segundo os expositores, o seminário, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, é um excelente espaço para mostrar os mais diversos trabalhos relacionados à mulher.
No estande do Sebrae, por exemplo, o órgão realizou um trabalho de conscientização, por meio de panfletos, para explicar como é feito o registro de Microempreendedor Individual (MEI). A servidora pública Maria Lúcia Vieira foi uma das mulheres que se beneficiou com as informações repassadas no estante do Sebrae.
“Eu estava querendo mesmo saber como fazer o MEI, os documentos necessários e como realizar a contratação de servidor. Com informações que obtive aqui, agora já sei como proceder”, disse
Já no estande da Unale, as atendentes apresentaram trabalhos da entidade visando aumentar a participação das mulheres no Legislativo e estimular o empreendedorismo como ferramenta para a autonomia feminina. Durante a ação, a entidade também entregou kits com livretos explicativos sobre o papel da Unale.
Oportunidade
O seminário também destinou espaço voltado à mostra de artesanatos de comerciantes assistidos pelo Sebrae e pelo Ceprama, em parceria com a Setur. A artesão Maria de Nazaré Soares, que já comercializou produtos no ‘São João da Assembleia’, destacou como louvável a iniciativa. “É uma oportunidade para comercializarmos nossos produtos. Gostei muito da experiência”, afirmou.
A presidente do Gedema, Carol Duailibe, explicou que a presidente da Alema, Iracema Vale, tem privilegiado a geração de renda para as mulheres, nos eventos realizados pela Assembleia, valorizando o artesanato e a cultura locais. Além disso, também tem promovido a conscientização enfatizando que as mulheres precisam conhecer mais os seus direitos dentro dos partidos políticos, as cotas de gênero, os repasses e os fundos partidários.
“Queremos gerar renda e, também, levar conhecimento, preparando as mulheres para ocuparem mais espaços. E o seminário é um momento propício para isso, pois reúne milhares de mulheres que gostam do debate político ou são pessoas que trabalham direta ou indiretamente com políticas sociais”, ressaltou Carol Duailibe.