Urologista afirmou, durante a entrevista ao programa da TV Assembleia, que a doença é responsável por 60% dos casos de disfunção erétil
Agência Assembleia
O ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (1º) recebeu o médico urologista José Ribamar Calixto, que falou sobre a saúde do homem. Entre os temas destacados durante a entrevista, a relação entre a diabete e a disfunção sexual masculina, uma relação pouco conhecida e comentada entre os homens.
“O açúcar elevado no sangue “enferruja” os nervos do corpo, ele oxida os nervos e entope as microcirculações do corpo. Consequentemente, aquele nervo que vai para o pênis ‘perde a corrente de voltagem’ e as artérias vão obstruindo porque suas paredes internas ficam irritadas, inflamadas e o sangue não passa. Com isso, as terminações nervosas vão apagando”, afirmou.
O médico explicou que, na maioria dos casos, os homens não associam a impotência à diabete, ficando atentos apenas aos sintomas mais comuns, como cegueira, insuficiência renal, etc. Ele alertou que a doença é responsável por 60% dos casos de disfunção erétil.
O urologista José Ribamar Calixto ressaltou que a diabete e suas consequências não atingem apenas homens mais velhos e que jovens também podem ter a doença, principalmente se mantêm um modo de vida inadequado, com alimentação não saudável e falta de exercícios físicos.
Segundo o médico, é necessário um ‘grupo’ de especialistas para tratar o problema. Não basta apenas que o homem procure o urologista, é preciso uma parceria também com o endocrinologista, psicólogo e sexólogo, para que o trabalho em conjunto traga resultados quanto ao controle da diabete e da disfunção erétil.
O médico enfatizou que é, com base nessa visão de trabalho, que será realizada a palestra “Desvendando a conexão entre Disfunção Erétil e o Diabetes”, neste sábado (2), das 8h às 13h.
O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309)