Aprovado projeto que prevê reconhecimento da Festa da Menina Moça como patrimônio cultural e imaterial
Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária itinerante desta sexta-feira (5), no município de Caixas, o Projeto de Lei 052/2023, de autoria do deputado Ricardo Arruda (MDB), que eleva a “Festa do Moqueado” ou “Festa da Menina Moça” à condição de Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. A matéria segue para sanção governamental.
Segundo a proposição, a festa é uma tradição indígena de grande importância para os povos originários e marca a passagem das meninas para a fase adulta. Participam da festividade aquelas jovens que já tiveram sua primeira menarca e os meninos que apresentam sinais da puberdade, como mudanças na voz.
Durante a cerimônia, conforme o texto, todos são enfeitados, mas são elas que recebem uma atenção especial com adereços de penas coloridas e pinturas corporais feitas à base de uma tinta natural.
Durante o ritual, as meninas dançam em círculos com passos cada vez mais ritmados com os guerreiros caciques posicionados no centro de uma grande roda.
O projeto visa valorizar a cultura indígena e contribuir para o fortalecimento cultural e político dos povos originários em território maranhense, fomentando a conservação e a propagação dos costumes e tradições.