– Governo realiza formatura do Programa Formando e Cozinhando (Foto: Junior Foicinha)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta quarta-feira (10), a cerimônia de formatura dos alunos da 2º turma do programa Formando e Cozinhando. O evento de conclusão de curso realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque entregou 45 certificados para alunos e 21 para professores chefs.
A secretária Adjunta de Elaboração de Projetos e Atração de Investimentos da Sedes, Ana Gabriela Borges comentou sobre a finalização do curso e temática do programa.
“Estamos concluindo um ciclo com 60 profissionais de cozinha, entre elas, 10 vagas exclusivas para o público LGBTQIA+. No Formando e Cozinhando os alunos tem uma grade completa de formação de cozinha básica, eles são trabalhados desde a questão do microempreendedorismo, as técnicas básicas de cozinha, além de passar por aulas de cozinha brasileira, cozinha maranhense e também as cozinhas internacionais, aulas de nutrição, manipulação de alimentos e preparo prévio. A formação de gastronomia no Brasil é uma formação que não dá muitas oportunidades por ser uma formação cara, o Governo do Estado vem trazendo para o Brasil essa proposta”, ressaltou.
Também presente no evento, o secretário da Sedes,Paulo Casé, ressaltou a importância do programa. “Estamos vivendo um momento especial com a formatura de quase 60 alunos, que estão recebendo qualificação técnica. Foi um curso de 3 meses e 160 horas, uma grade construída por profissionais experientes, que já estão no mercado de trabalho. Queremos levar esse projeto para os outros municípios do Estado do Maranhão, em especial aqueles municípios com grande potencial. O governador Carlos Brandão já autorizou e neste mês lançaremos o edital para podermos formar 50 cozinheiros em Atins e mais 50 cozinheiros no centro de Barreirinhas, e logo estaremos levando para todos os outros municípios”, destacou.
Um dos formandos do curso, Igor Diniz reforçou a importância do curso. “Minha história com a cozinha vem desde a infância, sempre estive nesse ambiente familiar de cozinha e união. O curso Formando e Cozinhando veio para agregar cada vez mais e capacitar nossa formação para área da gastronomia, que é muito importante para nossa região, movimentando nosso turismo e nossa culinário regional”, pontuou.
Programa Formando e Cozinhando
O Projeto Social Formando e Cozinhando, do Governo do Estado do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretária Adjunta de Elaboração de Projetos e Atração de Investimentos, promove a qualificação das habilidades para profissionais da cozinha sem formação técnica, de baixa renda, com experiência mínima comprovada de 2 anos, e idade igual ou superior a 21 anos, através de aulas teóricas e práticas ministradas por Gastrólogos, Gastrônomos, Nutricionistas, e Chefs de Cozinha pratas da casa e convidados, em conformidade com o Decreto Estadual nº 36.964, de 20 de agosto de 2021.
Crédito Agência Maranhão