Seminário Nacional da Agricultura Familiar é realizado em São Luís (Fotos: Divulgação)
Com o tema “Cenários, Experiências e Perspectivas para a Agricultura Familiar no Maranhão e no Brasil”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou nesta sexta-feira, dia 5, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque em São Luís, o Seminário Nacional de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
A mesa de abertura contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão; o secretário de estado da agricultura familiar, Bira do Pindaré; o diretor executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Camilo Capiberibe, representando o Governo Federal; além de representações da sociedade civil organizada, como a coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb), Maria Alaídes Alves de Sousa, entre outras autoridades estaduais e nacionais.
Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, o seminário tem a função de intercâmbio, uma troca de experiências com outros estados do Nordeste para se ter panorama da agricultura familiar no país, dispondo do processo de construção coletiva para o desenvolvimento rural e visa ampliar o planejamento estratégico das ações da Secretaria no Maranhão.
“A agricultura familiar é o único caminho que nós temos com estratégia central para o desenvolvimento econômico em nosso Estado para promover condições sociais mais adequadas. Nós vamos ter um momento em que nós vamos aprofundar o debate com todas as organizações para que a gente possa produzir um planejamento estratégico que oriente de forma correta, precisa, fundamentada em tudo aquilo que nós vamos fazer em termos de políticas públicas para a agricultura familiar no Maranhão”, destacou Bira.
“Quero parabenizar a equipe do sistema SAF e ressaltar que a agricultura familiar é uma prioridade do Governo do Maranhão. Este é um momento ímpar para todos e desejo que o seminário seja bem proveitoso. Quero que vocês escutem, aprendam e ensinem. Precisamos de grandes líderes como Bira do Pindaré para fortalecer as ações, para promover paz no campo e geração de emprego e renda através da agricultura familiar”, disse o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.
A programação, que contou com a presença de 168 municípios representados por agricultores familiares, comunidades tradicionais, extrativistas e sociedade civil organizada, seguiu com mesa redonda mediada pelo secretário adjunto de Organização Produtiva da SAF, Ricarte Almeida, que discutiu a “Alimentação saudável é um direito de todos” com o diretor de Políticas Públicas Agrícolas e Informação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto; a diretora técnica da Agência Nacional Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Coutinho de Santana; o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão (Consea) e a coordenadora do Banco de Alimentos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).
No seminário houve também painéis de apresentações de experiências exitosas na área de agricultura familiar da região nordeste do país. O primeiro painel foi mediado pela superintendente de Comercialização da SAF, Alessandra Lima de Araújo e teve como expositor, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Oliveira Lima, que trouxe a experiência do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Adriano Raimundo Cerqueira Costa, apresentou a Feira Bahiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária; o coordenador do Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ademar Paulo Ludwig Suptitz, apresentou tudo que é desenvolvido pela maior rede de produtos da Reforma Agrária do Brasil.
O segundo painel do seminário foi mediado pela secretária adjunta da SAF, Marileide Santos Costa e teve as apresentações do projeto Flores dos Cocais, uma experiência com mulheres do Piauí, conduzida pela gerente técnica de Superintendência de Projetos Territoriais de Desenvolvimento Rural da SAF/PI, Janaína Barros Siqueira Mendes e a coordenadora de Projetos do Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), Maria da Luz Fonseca de Sousa; a experiência de crédito agroecologia na Paraíba, exposta pelo assessor da Secretaria e Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Giovanni Medeiros Costa; e a para finalizar o painel, a coordenadora do Miqcb, Maria Alaídes Sousa, apresentou a cadeia produtiva do babaçu da rede interestadual do Movimento.
O encerramento do Seminário foi realizado pelo secretário da SAF, Bira do Pindaré que destacou as perspectivas e indicadores para a agricultura familiar no Maranhão. Ressaltando a diversidade cultural do Estado, o evento contou com as apresentações do Tambor de Crioula do Mestre Felipe, o cantor maranhense Chico Nô e o Bumba Meu Boi do Maracanã (sotaque de matraca).
Crédito Agência Maranhão