– SES participa da abertura da Semana Saúde na Escola durante encontro na capital (Foto: Israel Pontes)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta terça-feira (25), do 1º Encontro Intersetorial do Programa Saúde na Escola, realizado no Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, Centro, em São Luís (MA). Durante o encontro foi realizado o lançamento da “Semana Saúde na Escola”. A programação está sendo executada de forma simultânea nos 217 municípios maranhenses, até sexta-feira (28).
“Para existir saúde na escola é preciso, antes de tudo, que haja integração com as políticas educacionais. Enquanto gestão estadual, ficamos muito felizes com esse momento, pois ele proporciona diálogos que resultam no acolhimento não só dos alunos, mas também das famílias”, pontuou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Família da SES, Patrícia Pinheiro.
Para o primeiro Encontro Intersetorial do Programa Saúde na Escola, estiveram reunidos gestores escolares e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, debatendo a importância da implementação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento dos educandos dentro e fora das escolas.
Neste ano, o Ministério da Saúde elencou a atualização da carteira de vacinação como tema prioritário. O encontro adotou as 13 diretrizes do Programa Saúde na Escola, que além do incentivo à imunização, também debateu temas como “Conhecimentos sobre nutrição equilibrada”, “Combate à violência e cultura da paz” e “Saúde sexual e reprodutiva”.
Presente no evento, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, afirmou que o PSE só pode funcionar se for por meio da articulação. “É fundamental que os gestores escolares e da saúde trabalhem de maneira integrada para que os alunos sejam os principais beneficiados com os projetos e iniciativas a serem executadas nas escolas”, destacou.
O coordenador do Programa Saúde na Escola da SES, Jadilson Neto, afirmou que a gestão estadual sempre estará acessível aos municípios. “O PSE tem 15 anos de estruturação e é a primeira que o município de São Luís realiza um encontro unindo pautas da Saúde e da Educação. Enquanto Estado, nosso papel é apoiar os municípios para que eles avancem na garantia de políticas públicas que promovam o pleno desenvolvimento dos estudantes”, explicou.
Segundo a secretária adjunta municipal de Educação, Gusmaia Mousinho Pestana, o encontro é o início de um trabalho que beneficiará os estudantes da capital. “Não se trata apenas do bem-estar físico e da proteção contra doenças por meio da vacina, mas também do equilíbrio socioemocional e da ação imediata voltada para os nossos estudantes, para que eles estejam em um espaço correto e acolhedor, evitando assim a evasão escolar”, disse.
Atualmente, São Luís conta com 252 unidades de ensino, entre escolas e rede comunitária, e mais de 100 mil estudantes matriculados, dos quais estão crianças, jovens, adultos e idosos.
Luciana Braga é gestora geral da UEB Maria José Vaz dos Santos, no bairro João de Deus e enfatizou a necessidade de fomentar o aprendizado também como estratégia de bem-estar e saúde. “A execução do programa vem para colaborar com a sensação de segurança e conforto das crianças e, ao mesmo tempo, conseguirmos realizar o nosso trabalho educacional na formação desses estudantes”, salientou.
Também participaram do 1º Encontro Intersetorial do Programa Saúde na Escola a superintendente de Ações de Saúde Municipal, Camila Cristina Silva Barreto Nogueira; a superintendente das Escolas Comunitárias do município de São Luís, Aparecida Medeiros; e o superintendente de Apoio ao Educando da Secretaria Municipal de Educação, Victor Corrêa.
Crédito Agência Maranhão