– Setur sensibiliza 250 jovens com palestras sobre abuso e exploração sexual (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional realizou, nesta quarta-feira (19), ação de sensibilização com 250 jovens, na faixa etária de 13 a 15 anos, com palestra do programa Mais Infância Mais Turismo, no Centro Educacional Ribeiro do Amaral, no município de Paço do Lumiar. A iniciativa da Setur é mais uma ferramenta na luta contra a exploração sexual de jovens e crianças.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, segue no alinhamento de ações e programas da atividade turística para contribuir com a rede de proteção de crianças e adolescentes.
“O turismo pode ser muito bom para uma localidade, um destino, gerando emprego e renda. Porém, precisamos proteger as próximas gerações. A gente busca desenvolver e discutir a prevenção, mobilizando as comunidades para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística do Maranhão e, ao mesmo tempo, estamos promovendo a defesa, garantindo a promoção dos seus direitos. Esse é um trabalho diário, especialmente nas escolas. A responsabilidade é de todos: poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada”, afirma.
A estudante do 2º ano da Escola Ribeiro do Amaral, Maria Fernanda, disse que foi muito esclarecedor e importante participar da palestra. “É muito importante para nós, jovens, e para as crianças, porque nessa palestra a gente entendeu realmente se estamos sofrendo abuso sexual e aprendemos a identificar os casos no nosso dia a dia e na nossa vida”, afirma.
A coordenadora do Mais Infância Mais Turismo, Wanda Bittencourt, ressalta que o programa leva palestra de sensibilização para as escolas particulares e públicas, falando a respeito do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Nós vamos a essas escolas sensibilizando e alertando as crianças e adolescentes, para eles saberem a quem recorrer caso sejam violados em relação ao abuso e à exploração sexual”, explica.
A gestora do Centro Educa Mais Ribeiro do Amaral, localizado na Maioba, Rosenilde Ferreira Pereira, elogiou a ação de educação e sensibilização. “Eu fiquei muito feliz com a palestra da Setur-MA para o nosso estudante. Foi muito bom saber desse programa da Secretaria de Turismo, e de quanto é importante que esse programa vá a todas as escolas do nosso estado. Nós só vemos o turismo como um lazer, e assim como ele traz lazer, pode trazer abusos, e é muito importante instruir nossas crianças e adolescentes para que eles saibam identificar o abuso e exploração”, elogia a gestora educacional.
O programa Mais Infância, Mais Turismo atende meninos e meninas na faixa etária de 7 anos até 18 anos e está subdividido em três eixos de atuação: Palestras de Sensibilização; Campanhas de Conscientização e Blitz Mais Infância. A iniciativa também faz parte da Caravana Mais Turismo, que leva cursos de qualificação profissional e uma série de serviços ofertados pela Secretaria de Turismo aos municípios que compõem os 10 polos turísticos maranhenses, promovendo o desenvolvimento do setor e a capacitação dos parceiros locais.
Como denunciar
Em caso de suspeita, o Disque 100 é uma das ferramentas de denúncia anônima disponível, ou ainda, pelos telefones da DPCA-MA, nos números (98) 3214-8667 / (98) 3214-8688. As denúncias podem ser feitas também aos Conselhos Tutelares de cada município.
Crédito Agência Maranhão