Presidente da COOMIGASP, Francimar Silva, o Deputado Federal Éder Mouro, Deputado Estadual Delegado Caveira e o Diretor Almir Arantes. |
O presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada
(COOMIGASP) Francimar Antônio da Silva e o Diretor Almir da Cruz Arantes estiveram em Brasília na última segunda-feira (7/6), para pedir apoio ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro, no processo de regularização do garimpo de Serra Pelada no estado do Pará.Eles informaram o presidente sobre a situação da Cooperativa junto a Caixa Econômica Federal, alegando que há um recurso no valor de um bilhão de reais para investir no garimpo do estado.
Bolsonaro chegou a brincar com a situação, e “disse o presidente também é garimpeiro”, más diante da instância do presidente da COOMIGASP, ao falar de uma mudança na Lei, Bolsonaro disse “se o problema for na CAIXA, será resolvido rapinante, não tem mais essa de cada diretor ser o dono de uma parte da Caixa, mostrando quem manda no Brasil.
Na terça-feira (8/6), os dois representantes da (COOMIGASP), estiveram um encontro com o Deputado Federal, o Delegado Éder Mauro (PSD), e o Delegado Caveira, Deputado Estadual para encontrar uma saída para os garimpeiros da região.
Segundo levantamento feito pela redação do “Folha do Trabalho”, a antiga Diretoria fez pareceria com uma mineradora e não estava repassando os recursos para os garimpeiros o que gerou o afastamento dos antigos diretores causando enorme prejuízos para os trabalhadores.
Com essa briga antiga, o presidente da instituição buscou ajuda em Brasília com o presidente da Republica Jair Messias Bolsonaro, e com o Deputado Federal Delegado Éder Mauro, que defendeu a união de todos os garimpeiros, e buscar encontrar uma saída para resolver de vez o problema dos trabalhadores.
Redação
Folha do Trabalho