NotíciaMINISTRO CRIVELLA E DEPUTADO CLEBER VERDE REALIZAM SONHOS DE PESCADORES NO MARANHÃO

MINISTRO CRIVELLA E DEPUTADO CLEBER VERDE REALIZAM SONHOS DE PESCADORES NO MARANHÃO

Em  recepção na Assembleia Legislativa Maranhense mais de 500 pescadores
receberam carteiras  permanentes de
profissionais da  pesca


Da Redação da FT
Com a presença do governador em exercício Washington Luís (PT-MA), o Ministério da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivela (PRB-RJ),  juntamente com o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), e do Superintendente da Pesca no Estado, Júnior Verde, secretário de Pesca do Maranhão Dayvson Franklin de Souza, deputados, vereadores, líderes comunitários, entre convidados. 
Na ocasião, o ministro entregou mais de 500 novas carteiras para os pescadores profissionais que fizeram o recadastramento e assinou com a prefeitura de Imperatriz, no Maranhão, um Protocolo de Intenções para a implantação de um escritório regional do MPA no município, além da garantia de outros benefícios.
Durante a solenidade o ministro recebeu do governo do estado a licença ambiental para o cultivo de ostra de mangue nos parques. O MPA aguarda agora a autorização da Marinha e o resultado do Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais – RDPA para lançar os editais de licitação das áreas aquícolas dos parques. Crivella garantiu ainda a implantação de quatro novos parques aquícolas no estado do Maranhão.

O ministro Marcelo Crivella recebeu no sábado (19/11), da Secretaria de Patrimônio da União a cessão das áreas para a implantação dos parques nos municípios de Primeira Cruz, Icatu e Humberto de Campos.
“O Brasil vai ser o maior produtor de ostra de mangue do mundo. O nosso mangue contínuo vai do Amapá até o Maranhão e o descontínuo do Amapá ao Paraná. O Maranhão produz hoje 32.525,7 ton/ano de pescado provenientes da aquicultura. Com a implantação destes parques será possível produzir em uma área de 162,80 hectares de lâmina d’ água 6.837,6 toneladas/ano de ostra de mangue”, disse o ministro.
Crivella firmou também um Acordo de Cooperação com a SEPAQ para a realização de atividades conjuntas relacionadas à organização do arquivo de processos do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e planejamento de ações para a regularização de pescadores, aquicultores e embarcações pesqueiras no estado.
“Este momento será um marco na história destes profissionais que trabalham de sola sol para levar a alimentação às nossas mesas. Terão a certeza de que seus direitos estão sendo garantidos e o ministro Crivella demonstra toa a sua sensibilidade criando novas oportunidades para estes trabalhadores”, destacou O deputado Cleber Verde. 
Foi assinado com o governo um Protocolo de Intenções, que prevê que a Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (SEPAQ) apresente um projeto para a construção de uma fábrica de ração.


LEIA TAMBÉM

- Publicidade -Newspaper WordPress Theme
- Publicidade -Newspaper WordPress Theme