Entrevistada foi a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar
O programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (28), na TV Assembleia, abordou o Dia Mundial de Segurança do Paciente. Para falar sobre o assunto, a convidada foi a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.
O tema da campanha global deste ano é “Engajar pacientes pela segurança do paciente”. Já o lema da ação é “Eleve a voz dos pacientes!”
“A segurança do paciente versa sobre o cuidado seguro, sem que haja dano para ele. E a campanha deste ano traz uma pauta muito importante, porque está envolvendo a família e os cuidadores nesse cuidado”, explicou Mayrlan Avelar.
A superintendente também explicou um pouco sobre como funcionam as UTIs humanizadas, permitindo que o paciente tenha um acompanhante, o que resulta em melhora gradativa em menor tempo de tratamento. Segundo ela, nos casos em que o paciente não possui ou não é permitida a presença do acompanhante, é feito o apoio com uma equipe multi, composta por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e outros.
“Quando o paciente entra numa unidade para ser cuidado não é para acontecer nenhum evento adverso, não é para ele sair dali com dano à saúde. O cuidado tem que ter a garantia de ser seguro e, por isso, a família é uma barreira importante dentro da unidade para que possa ser o parceiro da equipe clínica”, disse Mayrlan Avelar.
Mayrlan Avelar explicou, ainda, que vem sendo realizado um trabalho integrado junto às equipes de saúde para que eles entendam o processo, tornando a relação da equipe com os familiares e acompanhantes a melhor possível.
Crédito Agência Assembleia