Programa recebeu o presidente do Sindicato de Bebidas do Maranhão, Jorge Fontes. Em conversa com Elda Borges, ele destacou a importância do reconhecimento da Tiquira
O Café com Notícias desta terça-feira (26) recebeu o presidente do Sindicato de Bebidas do Maranhão (Sindbebidas), Jorge Fontes, que falou sobre o recente reconhecimento da tiquira como patrimônio cultural imaterial do Maranhão.
Bebida típica maranhense, a tiquira é produzida em cerca de sete municípios. É feita com a destilação de mandioca e adição de folhas de tangerina. A produção ocorre, na sua grande maioria, de forma artesanal.
“Esse reconhecimento é de grande importância cultural e comercial, pois fortalece o produto como genuinamente maranhense e dá uma certa exclusividade a esse produto”, explicou Jorge Fontes.
O presidente do Sindbebidas explica que, além do reconhecimento como patrimônio maranhense, fica reconhecido também o processo de produção característico do Maranhão, o que garante a originalidade do produto. Segundo ele, esse reconhecimento também irá estimular os produtores a fazerem seus registros, junto às entidades competentes, e a melhorarem suas condições e estruturas de produção.
“Isso possibilita os gestores públicos a intensificarem a buscar por mais apoio a essa cadeia produtiva, que tem um valor e uma importância muito grandes, principalmente para aqueles pequenos produtores”, afirmou Jorge Fontes.
Sobre a cachaça, bebida também muito presente no estado, Jorge conta que o Maranhão possui mais de 450 alambiques distribuídos em várias regiões.
Crédito Agência Assembleia