BrasilLula assina pacote de igualdade racial no Dia da Consciência Negra

Lula assina pacote de igualdade racial no Dia da Consciência Negra

Ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, Lula lança nesta segunda-feira (20/11), um pacote com 13 ações em cerimônia no Planalto. Dentre as medidas está uma política voltada para o desenvolvimento sustentável dos territórios quilombolas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciam, na manhã desta segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, mais um pacote de medidas da Igualdade Racial. Dentre as ações previstas está a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ), voltada para o desenvolvimento sustentável dos territórios quilombolas, com uma previsão orçamentária de R$ 20 milhões.

Durante a solenidade, a ministra entregou títulos de posse definitiva para mais de 300 famílias quilombolas. Uma destas comunidades é da Ilha de São Vicente, em Araguatins (TO), com 55 famílias. Outro quilombo que recebe o título definitivo, com 89 famílias, é a comunidade de Lagoa dos Campinhos, em Amparo de São Francisco e Telha (SE).

O Programa Federal de Ações Afirmativas é mais uma iniciativa do pacote que busca formular, promover, articular e monitorar políticas que garantam mais direitos e equiparação de oportunidades para mulheres e pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência, levando em consideração suas especificidades e sua diversidade. O investimento nesta política será de R$ 9 milhões e ocorre em parceria com outras pastas.

Há, ainda, parcerias entre ministérios para ações de combate a fome e pobreza, de saúde voltadas à população negra, de preservação da história negra brasileira, como a preservação da Pequena África e Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, e um programa de intercâmbio, entre outros.

Com informações do Correio Braziliense

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -Newspaper WordPress Theme
- Publicidade -Newspaper WordPress Theme