Manifestação foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, por meio da Lei nº 11.960/23, originária do PL 052/2023, de autoria de Arruda
O deputado Ricardo Arruda (MDB) convidou, na sessão plenária desta terça-feira (3), os demais deputados e a população maranhense para participar da Festa da Menina Moça, na Aldeia Arymy, no município de Grajaú, declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão por iniciativa do próprio parlamentar (Lei nº 11.960/23, originária do PL 052/2023). O parlamentar afirmou que a festa contará com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão (PT).
Segundo Arruda, a Festa da Menina Moça vai acontecer na próxima sexta-feira (6) e que a aldeia fica a 35km da sede do município. “Vai ser uma grande festa. Vai ser a primeira Festa da Menina Moça que acontece após o Governo do Estado reconhecer essa manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, por conta de projeto de minha autoria”, explicou.
Ricardo Arruda informou que o vice-governador Felipe Camarão vai estar no exercício do Governo do Estado, sendo a primeira vez que um chefe do Executivo estadual participará da festa. Ele fez o convite também a todos os parlamentares e à presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).
O parlamentar informou que a festa acontecerá em várias aldeias do vasto território Guajajara. “Essa vai ser realmente especial, por congregar comunidades indígenas de toda a região, de outros municípios, inclusive de Amarante, Jenipapo dos Vieiras e de Montes Altos. Ou seja, vai ser uma grande manifestação, um grande congraçamento e uma festa que vai mobilizar todas as comunidades indígenas do Maranhão”, assegurou.
De acordo com o deputado, a programação começa na sexta-feira pela manhã, com a preparação das meninas, e transcorre durante todo o dia, com exposições de fotografia e manifestações culturais, além de atividades na área do rio. O ritual da Festa da Menina Moça tem uma etapa durante a tarde e a noite da sexta-feira e uma outra, na manhã de sábado.
Crédito Agência Assembleia