Audiência Pública discutirá a implantação de centros de Juventude nas regiões administrativas do Distrito Federal
Acontece nesta quarta-feira a partir das 19 horas a audiência pública remota para discutir a implantação de Centros de Juventude nas regiões administrativas do Distrito Federal, por meio do aplicativo Zoom e transmitido ao vivo pela TV Web CLDF.
A iniciativa é do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, autor do projeto de lei 1431/2020 e objetiva o diálogo entre os jovens e o poder público, de modo que a juventude e a população, possam participar no direcionamento das ações e políticas voltadas à institucionalização e implementação de centros de Referência de Juventude em cada região administrativa da capital, nos moldes dos centros de Juventude já existentes nas cidades da Estrutural, Samambaia e Ceilândia.
Para Delmasso, a criação dos centros de Referência de Juventude é uma urgência para a população. “Diariamente nos deparamos com jovens que não tem oportunidades e acabam evadidos das escolas e isso gera um ciclo vicioso.
Hoje, existem mais de 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos de idade no Brasil, o que alcança uma prevalência de quase 35% da população.
Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal, afirma que, se aprovado, o PL 1431/2020 será uma grande conquista e um verdadeiro marco para os jovens. “A minha experiência me mostrou que muitos jovens escolhem o caminho errado simplesmente porque não tem outra opção.
Ainda de acordo com o chefe da pasta, o trabalho que já vem sendo realizado nos centros de Juventude do Distrito Federal é fundamental para a implantação de alternativas de desenvolvimento nas comunidades, promovendo a participação social e cultural dos jovens cidadãos, ampliando suas perspectivas de vida e oportunizando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e físico.
Os Centros de Juventude são espaços de convivência criados para o acolhimento e desenvolvimento integral dos jovens por meio de ações nas mais variadas áreas, como educação, cultura, saúde, cidadania, inclusão social, entre outras, além de ações sociais de desenvolvimento comunitário, constituídos pela Lei nº 5.142, que instituiu a Política Distrital de Atenção ao Jovem.
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas à modalidade online com a promoção de aulas virtuais e de acompanhamento dos cursos por meio da plataforma Moodle.
De maio de 2020 a maio de 2021 foram emitidos 2124 certificados de cursos e oficinas ofertadas nos centros de Juventude.
Confira o Projeto de Lei
Evento: Audiência Pública Remota para discutir sobre o PL 1431/2020 – Implantação dos centros de Juventude
Data: 23/6/21 – Quarta-feira
Horário: 19h
Link: https://cl-df-gov-br.zoom.us/
ID: 290 482 1982
Senha: 105098
Transmissão ao vivo pela TV WEB CLDF e pelo Portal e-Democracia.