Iniciativa surgiu por meio do Grupo Maria Firmina, coordenado por Sônia Amaral, e tem apoio do presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten
Agência Assembleia
O programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (31), na TV Assembleia, recebeu a desembargadora Sônia Amaral para falar sobre a iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) que busca a equidade de gênero no órgão. A iniciativa surgiu por meio do Grupo Maria Firmina, formado por magistradas do estado.
“Percebemos que havia uma distinção muito grande de magistradas, tanto no segundo grau, participando da corte, como também nos cargos de direção, que são ocupados por juízes. E nós temos um Tribunal com 33 membros e somente cinco são mulheres. Com isso, nos reunimos para viabilizar uma solução e resolvemos fundar o grupo, com a intenção de aumentar a participação feminina”, afirmou Sônia Amaral, que é coordenadora do grupo.
Segundo Sônia Amaral, a iniciativa tem sido bem recebida pelos colegas magistrados e conta com o apoio do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten.
A desembargadora também falou da falta de equidade em outros campos da sociedade, como na política. E atribuiu o fato a questões históricas, tendo em vista que os espaços de poder na sociedade sempre foram ocupados por homens.
A desembargadora Sônia Amaral destacou a importante representação das ministras Carmem Lucia e Rosa Weber. “São duas mulheres muito fortes, preparadíssimas e que não estão ali somente por motivação política, mas sim porque têm um preparo. E essa questão da paridade de gênero no Judiciário começou com elas duas”, afirmou.
Sônia Amaral ressaltou, ainda, a necessidade de levar esse movimento para além do mercado de trabalho, fazendo a mulher começar essas mudanças por si própria, entendendo seus direitos e os espaços que quer ocupar, e também dentro de casa, dividindo as responsabilidade e tarefas com os maridos, filhos.
Com apresentação da jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).