Segundo parlamentar, mais de um milhão e seiscentas mil pessoas participaram do processo, comparecimento de mais 25% da população
Durante a sessão plenária desta terça-feira (3), o deputado Zé Inácio (PT) falou sobre a realização das eleições para conselheiros tutelares, que aconteceu no último domingo (1º) em todo o Brasil. Segundo o parlamentar, mais de um milhão e seiscentas mil pessoas participaram do processo, um comparecimento de mais 25% da população, em especial nas capitais brasileiras.
“Isso é muito importante, porque fez com que a participação da população brasileira aumentasse e, ao mesmo tempo, isso demonstra o reconhecimento à importância que tem os conselheiros tutelares em todo o Brasil”, afirmou Zé Inácio.
Em São Luís, mais de 60 mil pessoas compareceram aos locais de votação. Foram eleitos 50 conselheiros para 10 conselhos no estado.
Zé Inácio destacou a importância das instituições envolvidas no processo, como o Ministério dos Direitos Humanos, o Ministério Público e, em especial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que possibilitou pela primeira vez que a votação acontecesse por meio de urnas eletrônicas, garantindo mais segurança, transparência e rapidez ao processo.
O parlamentar reforçou a importância dos conselheiros para as comunidades. “O papel desses conselheiros é garantir que as políticas públicas, de fato, sejam executadas a favor da criança e do adolescente. Independente de religião, o conselheiro tutelar sabe que a sua bíblia é o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a sua referência são as leis”, disse.
O deputado aproveitou para anunciar que no mês de novembro, em data ainda a ser definida, será realizada uma sessão solene em homenagem aos conselheiros tutelares de todo o Maranhão.
Crédito Agência Assembleia