O Secretário Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq) Dayvson Franklin de Sousa, em cumprimento à agenda de visita do ministro Marcelo Crivela ao Maranhão firmou Acordo de Cooperação Técnica para a realização de atividades conjuntas relacionadas à organização do arquivo de processos do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e planejamento de ações para a regularização de pescadores, aquicultores e embarcações pesqueiras no estado.
Também, foi assinado, com a Sepaq, um Protocolo de Intenções para a implantação de um complexo industrial na região sul do Maranhão com uma Fábrica de Ração para Peixes, que terá capacidade produtiva de 10 t/h de farelados e 4 t/h de extrusados. Segundo o secretário, a inauguração dessa fábrica diminuirá em muito os custos e, “consequentemente, aumenta a produção e a renda dos pescadores”, acrescentou.
Para Franklin, o Maranhão é um estado naturalmente potencial aberto para a produção pesqueira pelos rios e mares que possui. “O governo federal vem se somar aos esforços do governo estadual para que possamos dar ao Maranhão condições para trabalhar e se desenvolver”, ressaltou. Ele disse ainda que o estado possui vocação e tem condições de se tornar um dos maiores produtores de pesca a partir de apoio à piscicultura e a pesca artesanal. Costinha resgata credibilidade de Olinda Nova do Maranhão
Da Redação da FT.