‘Diário da Manhã’: Presidente da Câmara de Rosário defende criação de “Parlamento Metropolitano”
Agência Assembleia
Nesta sexta-feira (5), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, na Rádio Assembleia (96,9 FM), o presidente da Câmara de Vereadores de Rosário, Rachid Sauaia, defendeu parcerias e o fortalecimento do Legislativo Municipal. Ele defendeu também a criação de um “Parlamento Metropolitano”, proposta feita pelo vice-presidente da Câmara de São Luís, Francisco Chaguinhas.
“Precisamos unir forças em busca de soluções para questões como o lixo doméstico e segurança pública”, o vereador.
Rachid Sauaia afirmou que 17 municípios, entre eles Rosário, Bacabeira e outros localizados na Região do Munim, integram uma Região Metropolitana que, segundo ele, não existe legalmente, ao contrário da Grande São Luís, que engloba a capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Diante destas questões, o presidente da Câmara de Rosário defendeu a criação do “Parlamento Metropolitano”, proposta feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas. “A gente tem problemas comuns, por isso precisamos nos unir, nos agrupar para resolvê-los. Foi pensando nisso que participei do encontro organizado pelo vereador Chaguinhas, em São Luís, para discutir esse assunto”, ressaltou
Diálogo
Sauaia frisou que Rosário tem o aterro sanitário que recebe o lixo doméstico e hospitalar oriundo da Ilha e dos outros municípios vizinhos. “Além da questão do lixo, temos também outros problemas comuns importantes, como o transporte e a segurança pública. Somente com diálogo podemos avançar nessas questões”, disse.
Por fim, Rachid Sauaia, que já foi assessor legislativo da Câmara Municipal de São Luís, falou sobre o desafio de presidir a Câmara de Rosário com diálogo e em harmonia com o Poder Executivo Municipal.
“Essa harmonia é fundamental para que as coisas aconteçam. Hoje temos muitos avanços na gestão, por conta dessa relação harmoniosa entre poderes. No entanto, é fundamental o papel da oposição, que muitas vezes faz a gente despertar para algumas questões. É salutar essa função da oposição e a participação da população nas cobranças para que todos cresçam na atuação em prol do município”, finalizou.