O ano de 2036 parece estar logo ali para os egípcios. Segundo o jornal inglês “The Sun”, o país pretende investir 40 bilhões de libras (aproximadamente R$247 bilhões) na criação de uma cidade voltada ao esporte, em busca do sonho de receber uma edição das Olimpíadas. A candidatura oficial do país ainda não foi sequer formalizada, mas as obras seguem a todo vapor, desde 2015, sob a supervisão pessoal do presidente Abdel Fattah el-Sisi.
Egito começa construção de cidade olímpica — Foto: YouTube/Migir
Egito começa construção de cidade olímpica — Foto: YouTube/Migir
A possível cidade olímpica, que fica na nova capital administrativa, ainda não tem nome definido e está sendo construída em uma área de quase 2 milhões de metros quadrados, a aproximadamente 48 quilômetros da capital, Cairo. O audacioso complexo esportivo conta com o que há de mais moderno em termos tecnológicos para receber cerca de 6,5 milhões de espectadores e já possui inclusive uma arena coberta para 7.500 pessoas, que foi palco do Mundial de Handebol de 2021.
Complexo esportivo terá capacidade para 6,5 milhões de pessoas — Foto: YouTube/Migir
Complexo esportivo terá capacidade para 6,5 milhões de pessoas — Foto: YouTube/Migir
O projeto, desenvolvido por uma empresa chinesa, prevê também um estádio de futebol, um ginásio coberto para 15.000 pessoas, um parque aquático, complexos de tênis, squash, equitação, tiro, entre outras modalidades. Além das instalações esportivas, os egípcios apostam também na construção de uma estrutura completa de serviços para atletas e turistas como hospitais de medicina esportiva, hotéis, um teatro ao ar livre, shoppings, centros comerciais e parques infantis.
Por enquanto, três candidaturas foram submetidas oficialmente ao Comitê Internacional Olímpico (COI) para os Jogos de 2036: Nusantara, na Indonésia, Istambul, na Turquia, e uma multi-candidatura de cidades no México. Hungria, Índia, China, Itália, Canadá, Dinamarca e Catar também são cotados como sede. O primeiro-ministro egípcio, Ashraf Sobhy, se diz confiante na oportunidade de realizar uma competição bem-sucedida pela primeira vez em uma cidade africana. Cidade do Cabo e Cairo já foram candidatas à sede Olímpica em 2004 e 2008, mas perderam para Atenas e Pequim. De acordo com o site oficial do COI, a cidade escolhida será revelada apenas após 2025.
Crédito: GE/globo