A realização de um sonho é o desejo de todos que têm capacidade de sonhar.
É esta a principal qualidade de Marcelo Mesquita: capacidade de sonhar.
E os seus sonhos o transformaram num profissional fora da curva, no segmento do Marketing Político.
Foi de um sonho da adolescência, com o desejo de projetar sua cidade com um veículo de comunicação que, mesmo vivendo numa cidade em que a maioria dos jovens pensavam em se tornar funcionários da maior empresa local, uma das maiores de Pernambuco, a Pitu, Mesquita realizou o seu sonho e, em 2004, lançou a Revista Total.
Ele alimentou o seu sonho lendo regularmente a Revista Veja que, coincidentemente, nasceu na mesma década de seu nascimento: no ano de 1968.
Paralelamente a este sonho, Marcelo também lia tudo que era notícia sobre política.
Então, quando resolveu lançar a sua revista que ele também decidiu que o seu foco principal seria a política.
Em menos de um ano, após o lançamento, a revista ultrapassou os limites da ‘Terra das Tabocas’, se alastrando por todo o Estado de Pernambuco, passando a ser distribuída em prefeituras, instituições públicas, empresas privadas e a várias pessoas que pediam exemplares da revista.
Em dezembro de 2018, ao lançar a Edição 103, com matéria de capa de José Mucio, em sua posse no TCU, Marcelo recebeu de um grande empresário do Distrito Federal o convite para instalar uma sucursal da revista em Brasília.
Dalí para o resto do Brasil, foi um pequeno espaço de tempo e, em 2019, a revista passava a ser distribuída em São Paulo, no Rio de Janeiro e foi numa crescente até atingir os 18 estados em que hoje ela é distribuída, e continuando com sua expansão.
Marcelo tem pressa em levar o período que começou como a ‘Revista dos Municípios Pernambucanos”, que hoje é a ‘Revista dos Municípios Brasileiros’ para o restantes do Brasil. Além da sua pressa, da sua vontade, há também os compromissos firmados com interessados – empresários, políticos, profissionais da Comunicação – que querem a chegada da revista a seus estados.
Em 2006, Marcelo, recém-chegado de uma viagem ao sul do país, onde teve várias reuniões com diversos marqueteiros e publicitários, inclusive do exterior, trouxe na bagagem um novo produto: um sistema de medição de intenções de votos que já existia na Europa e na América do Norte, denominado de Futurismo.
E ele lançou o sistema justamente no início da campanha de Eduardo Campos que contava, então, com menos de 3% das intenções de votos dos pernambucanos para o cargo de governador de Pernambuco.
Utilizando os Estudos Técnicos, o método utilizado pelo Futurismo para medições de intenções, que é um método diferente do utilizado pelos institutos de pesquisa, Marcelo publicou uma edição da Revista Total afirmando que Eduardo seria o vencedor daquelas eleições.
Campos ganhou, tornou-se governador de Pernambuco, e Marcelo passou a ser olhado, a princípio timidamente e, já a partir de 2008, após o grande índice dos acertos nas eleições municipais, com grande interesse de políticos, estudiosos da Ciência Política, jornalistas do segmento e todos que se envolvem ou se interessam por política.
Daí a dar início às prestações de assessoria política a candidatos foi um pulo.
E Marcelo, à medida que aumentava a procura de interessados por suas previsões, buscava se capacitar ainda mais nessa área da Ciência Política, o Marketing Político, transformando-se no que é hoje: um dos melhores e mais capazes marqueteiros políticos do país, assediado por políticos de todas as regiões do Brasil, que o consultam eventualmente ou contratam seus serviços de assessoria política e planejamento de projetos para eleições e reeleições.
Hoje, com um excelente trânsito em Brasília, sempre realizando reuniões com empresários, com ministros, com políticos e profissionais de diversos outros segmentos, Marcelo Mesquita formou uma rede de parceiros e amigos na Capital Federal.
Entre esses, profissionais do jornalismo político, empresários, políticos, candidatos a cargos políticos, formando um network que conta com nomes importantes de todos os segmentos, inclusive muitos empresários da área de pesquisas políticas, como o Murilo Hidalgo, diretor-presidente do Instituto Paraná Pesquisas, seu amigo particular.
Um novo produto
Na segunda quinzena de maio, Marcelo estará iniciando mais um giro pelo Brasil, viajando ao Paraná, onde fará a entrega de troféus a personalidades empresariais e políticas em Maringá; ao Rio de Janeiro, fazendo o mesmo em Maricá e mais outras cidades, até pousar em Brasília.
Na Capital Federal, ele estará lançando um novo produto que irá revolucionar o segmento da assessoria política, que já vem sendo solicitado por várias personalidades políticas do País.
E, na volta a Pernambuco, ele estará realizando o mesmo lançamento em nosso Estado.
Com certeza, Marcelo Mesquita estará, como em 2006, trazendo para o Brasil mais um produto de marketing político, que revolucionará o mercado interno.