Sampaoli, recentemente demitido do Sevilla da Espanha, assinou um acordo para comandar o time carioca “até 31 de dezembro de 2024”
O Flamengo anunciou nesta sexta-feira a contratação do argentino Jorge Sampaoli como novo técnico, em substituição ao português Vítor Pereira.
Sampaoli, recentemente demitido do Sevilla da Espanha, assinou um acordo para comandar o time carioca “até 31 de dezembro de 2024”, disse o Flamengo em um tuíte.
O argentino terá de retomar o caminho das vitórias com um dos melhores e mais caros elencos das Américas, que conta com Everton Ribeiro, Pedro e Gabigol, assim como o uruguaio Arrascaeta e o chileno Arturo Vidal.
O time rubro-negro teve um início de temporada muito fraco, com destaque no último domingo ao perder a final do campeonato carioca para o Fluminense.
A imprensa especulava sobre a contratação do português Jorge Jesus, mas isso implicava esperar até maio, quando seu contrato com o turco Fenerbahçe se encerra.
A derrota do Flamengo na quinta-feira para o Maringá (2-0) pela Copa do Brasil acelerou a tomada de decisão e a diretoria chegou a um consenso sobre Sampaoli, segundo a mídia.
O técnico argentino, que deve chegar ao Rio de Janeiro neste fim de semana, tem uma história no futebol brasileiro.
Ele também foi treinador do Olympique de Marselha e da Universidad de Chile.
Em 2015 conquistou a Copa América como técnico do Chile, antes de comandar a ‘Albiceleste’ no Mundial de 2018, em que a atual campeã mundial perdeu nas oitavas de final para a França.
Seis técnicos desde 2020
Jesus comandou o Flamengo de junho de 2019 a julho de 2020, quando se transferiu para o Benfica. Desde então, o clube carioca já teve seis treinadores: os espanhóis Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, o português Paulo Sousa, Dorival Júnior e Vítor Pereira.
Pereira, de 54 anos, havia completado quatro meses no comando do atual campeão da Libertadores: foi oficializado em dezembro e desembarcou no Rio no início de janeiro.
Ao demiti-lo, o time carioca ainda deve pagar 15 milhões de reais ao treinador, correspondentes aos meses restantes do seu contrato, segundo o portal Globo Esporte.
Sob seu comando, os rubro-negros perderam quatro títulos: Supercopa do Brasil contra o Palmeiras em janeiro, Mundial de Clubes (eliminados nas semifinais pelo saudita Al Hilal) e a Recopa Sul-Americana contra a Independiente del Valle (EQU) em fevereiro.
A última derrota foi um 4 a 1 (4 a 3 no agregado) contra o Fluminense, no domingo, no jogo de volta da final do Carioca.
>
Crédito Jornal de Brasilia