O trabalho deve iniciar já a partir de novembro de 2022. As escolas farão o agendamento por meio da SEMECT, para que o carro seja disponibilizado com uma equipe que vai capacitar, treinar, impulsionar jornadas de matrículas, dentre outras soluções. A unidade móvel é climatizada e conta com computadores que dão acesso ao banco de dados do Programa Estatístico e Gestor Escolar (PEGE).
“É mais uma dimensão da SEMECT na área da tecnologia. Nós queremos levar a van do PEGE, para a zonal rural, para acompanhar a frequência, a formação dos professores no sentido de melhor utilizar o PEGE. A idéia é melhorar e valorizar o trabalho do nosso professor” destaca Ana Célia Damasceno, Secretária municipal de Educação Ciência e Tecnologia (SEMECT).
A unidade móvel faz parte das soluções apresentações pela INFATEC que presta serviços tecnológicos para a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SEMECT), dentro do programa Estatístico e Gestor Escolar (PEGE), que tem por finalidade monitorar as metas traçadas pelo os gestores, diretores e professores no que se refere aos indicadores educacional, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o programa beneficia alunos e professores, coordenadores, gestores e toda a classe educacional.
“Todo o equipamento, inclusive com comando de voz, para que ela possa ir aos povoados para que seja feito o trabalho de coordenação, matrícula, renovação e busca ativa dos alunos e buscar reduzir a evasão escolar. A idéia é otimizar o trabalho dos coordenadores e professores das escolas”, destaca Agamenon Santacruz, Presidente da INFATEC.
Fonte: página da prefeitura de Caxias-Ma