Parlamentar, em entrevista ao programa ‘Sustentabilidade na Prática’, confirmou realização de Audiência Pública sobre Regularização Fundiária, terça-feira (10), às 14h
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), destacou, nesta segunda-feira (9), a importância da implantação no Maranhão de uma unidade industrial do Grupo Inpasa em Balsas. Em entrevista ao programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia, Júlio Mendonça afirmou que a fábrica foi projetada para processar cereais, resultando na produção de etanol.
“Com certeza é mais um passo na industrialização do nosso estado e mais uma evidência do esforço do governador Carlos Brandão (PSB) para atrair empreendimentos de energia limpa, que garantam a geração de emprego e renda para a nossa população”, salientou o parlamentar.
Durante o programa, apresentado pela radialista Marina Sousa, o deputado Júlio Mendonça acrescentou que é sempre bem-vindo qualquer empreendimento voltado para a produção de energia limpa: “É necessário se celebrar com alegria a vinda desta grande indústria para o nosso Estado”. Ainda assim, ele fez uma ressalva: “Agora, nós todos, o governo e a sociedade, precisamos ter a preocupação de criar mecanismos para que não avance o desmatamento na região do cerrado maranhense”, enfatizou.
Audiência
Júlio Mendonça aproveitou sua participação na Rádio Assembleia para confirmar que, nesta terça-feira (10), às 14h, será realizada, no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Alema, a Audiência Pública sobre Regularização Fundiária – democratização da terra e seus desafios.
O evento está sendo organizado pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa
Na condição de presidente da Frente Parlamentar, o deputado Júlio Mendonça disse que solicitou a audiência após receber denúncias sobre conflitos agrários que vêm ocorrendo em diversas cidades do estado. Em sua atuação, o parlamentar usou a tribuna para registrar a ação violenta contra a vida e contra o patrimônio de famílias em Balsas, Cantanhede e Zé Doca.
A audiência pública desta terça-feira deverá contar com as palestras “Conflitos de terra e violência no campo maranhense”, a ser proferida pelo professor doutor Ronaldo Barros Sodré, do Departamento de Geociência da UFMA; e “A realidade fundiária do Maranhão e os instrumentos legais disponíveis para a titulação dos imóveis que se encontram na informalidade”, com a juíza Luiza Madeiro Nepomucena, do Tribunal de Justiça. Haverá participação de representantes de órgãos federais e estaduais, do Ministério Público, movimentos sociais e sociedade civil.
Júlio Mendonça informou que também está agendada uma audiência pública para promover debate sobre pulverização aérea com uso de defensivos agrícolas. Este evento está previsto para o próximo dia 17, às 14h, também no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Alema.
Crédito Agência Assembleia