Participaram do evento membros da comissão que representam órgãos do poder público e representantes da sociedade civil
Agência Assembleia
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), participou, na tarde desta terça-feira (29), no Plenarinho, da 44ª Reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA). Participaram do evento membros da comissão que representam órgãos do poder público e representantes da sociedade civil.
O secretário de Estado Adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Joabson Júnior, disse que a CIEA tem por objetivo coordenar a construção da política de educação ambiental no Maranhão. “Ela é muito importante porque, no Maranhão, tem caráter consultivo, deliberativo e normativo. Podemos dizer que é o Parlamento da Educação Ambiental. Hoje, é um marco porque a gente reinicia os trabalhados numa nova gestão”, esclareceu.
Ele acrescentou que a política de educação ambiental é o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais.
Compromisso
Na ocasião, Júlio Mendonça disse que a Assembleia não poderia deixar de reafirmar seu compromisso com a pauta ambiental e com o plano de educação ambiental que está em fase de elaboração, que vai desde a questão de resíduos sólidos até a questão do licenciamento. “Penso que temos um novo caminhar. Sinceramente, estou ansioso para que a gente possa avançar na área de educação ambiental. Na hora que conseguirmos dar passos largos e consistentes, nossos problemas na ponta diminuirão. Estamos sempre à disposição para contribuir”, afirmou.
Pauta
Foram debatidos no encontro, dentre outros pontos de pauta, a atualização do Plano de Trabalho da CIEA e informações da oficina de criação da CIEA Municipal em parceria com o Movimento Leste Maranhense Cerrado.