NotíciaLendo a Literatura Infantil leva famílias à Biblioteca Benedito Leite

Lendo a Literatura Infantil leva famílias à Biblioteca Benedito Leite

 Com o evento Lendo a Literatura Infantil na Biblioteca Benedito Leite, dezenas de crianças acompanharam a programação especial iniciada nesta terça-feira (18) com exposição de livros, roda de leitura, passeio guiado pela biblioteca e histórias cantadas pelo grupo O Mundo Fantástico. O evento integra as atividades do Mês da Literatura Infantil e reuniu famílias num espaço de conhecimento e lazer.

Rita de Cássia Pereira, 52 anos, aproveitou a programação especial para levar o neto Enzo Henrique Sousa, 5 anos, à Biblioteca Pública Benedito Leite. “Eu vim aqui por conta dessa programação. É muito importante para as crianças e ele gosta também. Como ele ainda não sabe ler, a gente lê livros e mostra as figuras, a gente incentiva muito a leitura e aqui é mais uma forma de incentivo”, afirmou.

O pequeno Enzo Henrique ficou encantado com a experiência vivida na biblioteca. “Eu gostei de brincar e gostei da história dos três porquinhos”, disse.

Quem também ficou encantada ao ver as histórias dos livros ganharem vida com as encenações foi Thamile Vitória Costa, 5 anos. “Eu gostei muito de vir aqui”, afirmou depois da apresentação da “A Águia e a Coruja”, fábula de Monteiro Lobato.

O pai de Thamile, o servidor público Glauber Santos da Costa, 42 anos, também esteve presente. “Eu penso que não basta ser pai, tem que participar. Então, um momento como esse ajuda o filho a se desenvolver e criar gosto pela leitura. Eu e minha esposa estamos aqui com ela, pois é um momento importante para a gente também”, observou.

A apresentação do grupo Mundo Fantástico foi realizada na Biblioteca Infantil Viriato Corrêa, espaço preparado de forma lúdica para receber crianças e adolescentes na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). No primeiro dia do Lendo a Literatura Infantil, foram recebidas cerca de 90 crianças no espaço.

A diretora da BPBL, Aline Nascimento, destacou a presença de público. “Vemos a excelente receptividade das crianças, dos professores e dos pais das crianças que estão aqui. Para a gente, isso é uma felicidade, sinal de que essa política pública realizada pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública Benedito Leite, tem dado resultados positivos e que estamos no caminho certo. Esperamos que os demais dias sejam, também, muito exitosos”, comentou.

O Lendo a Literatura Infantil na Biblioteca Benedito Leite será realizado até esta quinta-feira (20) com atividades tanto pela manhã quanto durante a tarde. Com o evento, os leitores também terão a oportunidade de conversar com escritoras maranhenses. Nesta quarta-feira (19) será recebida a escritora Francinete Braga e na quinta-feira será a vez de Martha Reis.

A diretora Aline Nascimento ressaltou que o agendamento de escolas já está esgotado para os próximos dias, mas que o evento continua aberto para a comunidade. “A comunidade pode vir. Estamos fazendo um trabalho de conquista desse público [crianças e adolescentes] para que entendam que a biblioteca é um lugar de convivência e não aquela visão tradicional, conservadora. Aqui é um espaço lúdico, onde as crianças têm liberdade para fazer suas escolhas literárias e possuem o acompanhamento de uma equipe de mediadores de leitura. Ficamos muito felizes com esse resultado do agendamento”, frisou.

Homenagem a Monteiro Lobato

O primeiro dia do Lendo a Literatura Infantil na Biblioteca Benedito Leite é uma homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato que nasceu em 18 de abril de 1882. No ano 2000, como reconhecimento à contribuição do escritor para a leitura, a data de 18 de abril passou a marcar o Dia Nacional do Livro Infantil.

Crédito Agência Maranhão 

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -Newspaper WordPress Theme
- Publicidade -Newspaper WordPress Theme