Notícia'Pautas Femininas' aborda trabalho realizado pela Creche-Escola Sementinha e projeto 'Sol Nascente'

‘Pautas Femininas’ aborda trabalho realizado pela Creche-Escola Sementinha e projeto ‘Sol Nascente’

 

A entrevistada foi recebida por Régina Santana e falou sobre o trabalho realizado na creche e, também, sobre o projeto social que funciona no Clube dos Servidores da Alema, no bairro Maiobão

O programa “Pautas Femininas”, da Rádio Assembleia (96.9), entrevistou, nesta segunda-feira (11), Cynthia Vieira, diretora da Creche-Escola Sementinha e coordenadora do projeto ‘Sol Nascente’.

A entrevistada foi recebida por Régina Santana e falou sobre o trabalho realizado na creche e, também, sobre o projeto social que funciona no Clube dos Servidores da Alema, no bairro Maiobão, ambos gerenciados pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).

Cynthia Vieira explicou que a Creche-Escola Sementinha, com 30 anos de existência e localizada ao lado do Complexo de Comunicação da Assembleia, recebe 260 crianças, tendo sido construída para acolher filhos de funcionários da Alema enquanto eles desenvolvem suas atividades no Poder Legislativo.

“O espaço começou com um caráter recreativo e de lá para cá foi transformado em instituição educacional”, disse a entrevistada, explicando que a creche oferece Maternal I e II, pré-escola I e II e Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano,

Ela disse, ainda, que a creche é comandada por uma equipe motivada, principalmente, pelo amor à educação, e que faz um trabalho de qualidade. “As crianças contam, também, com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, pedagogos, bibliotecários, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros profissionais”, frisou.

‘Sol Nascente’

Cynthia Vieira falou, ainda, sobre o projeto social ‘Sol Nascente’, também do Gedema, que oferece atividades artísticas e desportivas para alunos na faixa etária de 9 a 16 anos que residem no bairro Maiobão e entorno, uma vez que toda a programação acontece no Clube dos Servidores da Assembleia.

“Nós atendemos, atualmente, 130 crianças, que frequentam o projeto todas as sextas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h, e sábados, das 9h às 16h. Além do esporte, como futebol, handebol e vôlei, elas se engajam nas oficinas de canto, sopro, percussão, dança e violino”, explicou Cynthia Vieira.

Ela explicou que o projeto, que acontece desde 2005, sendo que começou na Ilhinha e depois passou para o Maiobão, é importante, principalmente, para aquelas famílias que não dispõem de recursos para custearam atividades extraescolares para seus filhos.

“Aliás, é importante frisar que essas crianças só podem participar do projeto caso estejam devidamente matriculadas em uma escola, que é primordial para o seu desenvolvimento”, frisou.

Cynthia destacou as vantagens de participar do projeto revelando que os alunos já participaram inclusive de festivais de dança, de cantor coral, e que já se apresentaram no Teatro Arthur Azevedo e no Convento das Mercês.

“Nós temos crianças que enveredaram para a música de forma profissional, uma vez que descobriram o talento para essa área durante as atividades”, ressaltou.

A diretora agradeceu a sua equipe e à presidente do Gedema, Carol Duailibe. “Nossos agradecimentos a todos os envolvidos nesse projeto, em especial à presidente do Gedema, Carol Duailibe, pois é um trabalho de muitas mãos. Nós trabalhamos com formações e desenvolvimento do ser humano. É uma missão muito especial”, finalizou Cynthia Vieira.

Crédito Agência Assembleia 

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -Newspaper WordPress Theme
- Publicidade -Newspaper WordPress Theme