No programa ‘Diário da Manhã’, Fabiano Feltrin informou está no Maranhão a convite da Secti para apresentar algumas ações e programas que realiza em seu município
O prefeito do município de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin, foi o entrevistado do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (19). A conversa com o radialista Henrique Pereira teve como tema os desafios de inovar na gestão pública. Feltrin informou que está no Maranhão a convite da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para apresentar algumas ações, projetos e programas que realiza em seu município, entre eles o “Jovem Empreendedor”.
Fabiano Feltrin é administrador de empresas e presidente licenciado do Grupo Feltrin, que controla as marcas Feltrin em setores como o de automóveis, imobiliário, construção civil e tecnologias no Rio Grande do Sul.
“Foi o meu estilo adotado na iniciativa privada que levei para a gestão pública, para a qual estou emprestado como prefeito, dando a minha contribuição, sempre pensando na coletividade e colaborando para termos um mundo melhor, nosso principal objetivo”, disse.
Ao falar de medidas que adotou para reduzir gastos no município, o gestor afirmou que o contexto na gestão pública é diferente, mas que é preciso ter a compreensão das diferenças e buscar o equilíbrio para melhorar a performance na iniciativa pública.
“Em meu caso, fiz o enxugamento da máquina pública, reduzindo de 14 para 9 o número de secretarias municipais. Obtivemos uma economia de 30 por cento nos gastos, dando condições para fazer uma gestão de qualidade, ampliar os investimentos na educação, realizar mais obras e aumentar a assistência na saúde em mais de 100 mil atendimentos por ano”, detalhou.
Transparência
Durante a entrevista, Feltrin lembrou que começou como lavador de carros e falou sobre os ramos de atuação da empresa familiar, que possui vários negócios diversificados. “É preciso equilibrar os dois mundos, trabalhar com menos burocracia e mais transparência no setor público, em busca de acelerar a realização de obras e serviços. Levei nossas experiências na iniciativa privada, como na gestão de pessoas, que precisam ter felicidade ao trabalhar e não ficar só esperando aposentadoria chegar, mas sendo grande instrumento da comunidade”, assegurou.
O prefeito disse, ainda, que investiu na desburocratização, por meio da digitalização dos documentos e dos atos do poder público, e que os usuários podem dar entrada online dos processos, com prazos definidos. Já para a transparência administrativa, ele afirmou que adotou, entre outras medidas, o modelo de ter o vice-prefeito despachando no mesmo gabinete e realizando reuniões abertas.
“Quem governa, governa para todos. No primeiro momento, a pessoa não é bem interpretada, pois ainda existe a mentalidade de que eleição se vence para ganhar cargos, mas montamos um Conselho Municipal com 15 entidades da sociedade civil organizada, que prioriza as obras e serviços. Quando viram que dobramos o número de vagas na educação infantil, que realizamos obras em todas as escolas e que reestruturamos o hospital que estava quebrado, as pessoas compreenderam que esse é o modelo certo de gestão e, hoje, vivemos uma pacificação”, finalizou
Crédito Agência Assembleia