Bate-papo da apresentadora Márcia Carvalho foi com a bióloga Airi Carvalho, integrante do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão
Inclusão, combate ao preconceito, desafios das mulheres com deficiência e avanços a partir da aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei federal 13.146/2015) foram temas tratados no programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (27), na TV Assembleia. A conversa foi com a bióloga Airi Carvalho, integrante do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade de São Paulo (USP).
Antes do bate-papo foi exibida uma matéria sobre o projeto social desenvolvido pelo Instituto Brinquedos Inclusivos no bairro São Cristóvão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Os bonecos representam pessoas com deficiência, cegos, cadeirantes, amputados e com Síndrome de Down.
Na entrevista, Airi Carvalho destacou que é relevante alcançar expressão em todos os espaços. “A partir dessa representatividade, o preconceito, os estereótipos que existem em torno da pessoa com deficiência, devido a todo um processo histórico e social, vão sendo rompidos”, destacou.
E a bióloga complementou: “Que as pessoas compreendam que nós podemos e devemos ocupar todos os espaços, estar em todos os lugares”.
Barreiras
Airi Carvalho ressaltou que as barreiras a serem vencidas são muitas e diversas. Entre os exemplos citados por ela, as arquitetônicas (faltam rampas, elevadores, as calçadas são irregulares, as ruas esburacadas) e comunicacionais (ausência de recursos como legendas e audiodescrição e a falta de intérpretes de libras).
“O capacitismo se expressa de várias formas. Tem esse viés da exclusão direta, como as situações de ofensas, xingamentos, mas também se expressa de maneira enraizadas, por exemplo a ideia da infantilização da pessoa com deficiência. É preciso que haja uma naturalização da deficiência, que se entenda que é mais uma característica que compõe a diversidade humana”, afirmou.
Durante a entrevista, Airi Carvalho destacou o papel da internet no contexto de garantir mais inclusão e citou casos de influencers com deficiência. Também tratou sobre os problemas enfrentados pela mulher com deficiência. “Ela passa por tudo o que o machismo e misoginia trazem, juntamente com o capacitismo”, destacou.
Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Crédito Agência Assembleia