Ricardo Arruda disse que houve avanços tanto no sentido de produzir ciências voltadas para as tecnologias e de iniciativas que reduzam a pobreza do estado |
Ricardo Arruda diz que investimentos na Uema criam um caminho de oportunidades e transformação social
O deputado Ricardo Arruda (MDB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (22), a audiência da Comissão de Educação da Assembleia com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales Sant’Ana. Em seu pronunciamento, o parlamentar declarou que considera “um caminho de oportunidades e de transformação social” os investimentos que estão sendo realizados na Universidade Estadual.
Arruda afirmou que Canales Sant’Ana estava acompanhado do vice-reitor da Uema, Paulo Henrique Catunda, de vários pró-reitores e diretores da instituição. Ele relatou que, na ocasião, foi apresentado o resultado dos investimentos que a universidade tem aplicado no estado ao longo dos últimos anos, um processo iniciado na gestão do reitor Gustavo Costa.
“É impressionante o quanto a Uema avançou nesses últimos anos, tanto com relação à graduação, quanto aos cursos de pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como também no processo de interiorização da instituição, levando o ensino superior a todos os cantos do Maranhão, o que é fundamental para o estado”, disse Ricardo Arruda.
O parlamentar afirmou ainda que, atualmente, a Uema, seja por meio do ensino presencial ou por meio dos cursos à distância, está presente em todo o território do estado, um processo iniciado no governo Flávio Dino e na gestão do então reitor, professor Gustavo Costa. Ele salientou que as ações tiveram continuidade no governo Carlos Brandão.
“Houve avanços tanto no sentido de produzir diagnósticos, ciências voltadas para as tecnologias, iniciativas que reduzam a pobreza do Maranhão, focado no nosso potencial natural. Também no sentido de levar educação superior de qualidade, tecnologias de ensino, criando polos avançados no nosso estado, que contribuem decisivamente para elevarem os indicadores sociais no Maranhão”, finalizou o deputado.