A comunidade quilombola de Suçuarana Vila Teimosa e Arria de Verão, localizada no município de Livramento, na Paraíba, denunciou o uso indevido de um trator destinado à agricultura familiar.
O equipamento, obtido por meio de convênio com o governo federal, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e com apoio da senadora Daniella Ribeiro, estaria sendo utilizado de forma privada pela ex-prefeita Carmelita Ventura, em sua residência.
Segundo a denúncia feita por Antônio Francisco dos
Santos, conhecido como Antônio Laurizete – fundador dos quilombos da região e presidente de honra da comunidade —, o trator deveria estar à disposição da Associação do Boqueirão e da Passagem Limpa, entidades que representam agricultores quilombolas da localidade.
Laurizete afirma que o atual presidente da associação, Damião Cassimiro, teria cedido os documentos da entidade para que a ex-prefeita viabilizasse o convênio com a Codevasf. No entanto, o equipamento estaria sendo utilizado exclusivamente em propriedades particulares de um dos filhos de Carmelita Ventura, Paulynere Ventura, que seria inclusive o operador do trator.
Laurizete destaca que o uso do equipamento em benefício privado caracteriza desvio de finalidade e pede que o caso seja encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) da Paraíba para as devidas providências. Ele também solicita ao deputado federal Luiz Couto (PT), parceiro histórico das comunidades quilombolas da região, que atue junto à Codevasf para que o convênio do trator seja remanejado para a comunidade quilombola, assegurando o uso adequado do bem público.
Além dessa demanda, a comunidade comemora a conquista de 60 unidades habitacionais viabilizadas com apoio do deputado Luiz Couto, em parceria com o Ministério das Cidades. Segundo a liderança, todos os atos normativos exigidos pelo ministério foram devidamente cumpridos, o que reforça o compromisso da comunidade com a legalidade e a transparência no acesso a políticas públicas.
Antônio Laurizete reforça a importância da destinação correta dos recursos.